O Instagram é um dos aplicativos mais utilizados em todo o mundo, prendendo a atenção dos usuários por horas devido ao seu conteúdo infinito. Por esse motivo, o aplicativo de fotos e vídeos acaba consumindo muita bateria dos celulares, mesmo quando está sendo utilizado em segundo plano para o envio de notificações ou uso da localização.
Veja também: Até 2x mais rápido: agora dá para acelerar mensagens de áudio no Instagram
Dessa forma, os usuários acabam ficando com pouca bateria nos celulares de forma mais rápida, visto o alto consumo que o Instagram demanda. No entanto, existem práticas que podem auxiliar na otimização do uso doa rede social, além de diminuir o consumo de bateria exigido pelo mesmo.
Como economizar bateria com o Instagram?
1. Utilizar a versão Lite
Com a versão Lite, o usuário possui acesso a um aplicativo com menos recursos. Contudo, ele continuará tendo acesso aos conteúdos publicados na plataforma, como reels, publicações, stories e direct. A versão foi desenvolvida para os usuários que possuem internet mais lenta ou pouco espaço de armazenamento no celular.
2. Desativar as notificações
Para enviar as notificações aos usuários, o Instagram continua funcionando em segundo plano, gastando bateria do aparelho. Além disso, a grande quantidade de notificações pode acabar atrapalhando o desempenho da pessoa em outras atividades, como trabalho ou estudos. Dessa forma, além de economizar bateria do celular, o usuário ainda consegue aumentar a sua produtividade.
Para isso, vá nas configurações do aplicativo e busque por “Notificações”. Em seguida, ative o botão “Pausar Tudo” para interromper todas as notificações ou personalize de acordo com o interesse.
3. Limitar o uso em segundo plano
O uso em segundo plano do aplicativo é o responsável pelo envio das notificações, como dito anteriormente. Assim, mesmo quando o aplicativo é fechado, ele continua buscando atualizações sobre o usuário e enviando notificações. Esse procedimento consome a bateria do aparelho, visto que ele continua em uso mesmo sem estar aberto. Para limitar essa ferramenta, é necessário ir até as configurações do celular e buscar pela opção relacionada ao funcionamento dos aplicativos em segundo plano.
4. Desativar a localização
Com o GPS ativado, o Instagram busca constantemente pela localização do usuário para conseguir enviar conteúdos relacionados ao local onde ele está. Com isso, o consumo de bateria se torna elevado, visto que rastrear a posição do usuário exige um funcionamento constante do celular. Caso a pessoa não dependa da função e busque otimizar o seu uso do aplicativo, desativar a localização poderá economizar muita bateria.
noticia por : R7.com