A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (30), depois de ficar internada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, para a realização de exames. Guajajara passou mal na última semana e chegou a ser atendida no Hran (Hospital Regional da Asa Norte), em Brasília, antes de seguir para SP. Apesar da alta, a ministra ficará afastada do trabalho nos próximos dias.
“O quadro clínico evoluiu bem e os resultados dos exames de rotina mostram estado de saúde bom e estável. A paciente dará continuidade ao tratamento ambulatorial, devendo ficar afastada das atividades laborais nos próximos dias”, diz o relatório médico.
Guajajara se sentiu mal enquanto cumpria agenda pública na última quinta-feira (25). No dia seguinte, ela procurou a emergência e realizou exames clínicos e seguiu para SP, onde foi internada.
Os sintomas que levaram a internação não foram detalhados pelo ministério. O que se sabe é que ela teve pressão arterial alta. No dia em que passou mal, a ministra havia discursado em uma sessão plenária especial sobre o processo de Formação Nacional em Acesso e Repartição de Benefícios.
Durante a internação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou e desejou melhoras à ministra. Em uma publicação nas redes sociais, Lula disse que Guajajara “está sendo bem amparada pela equipe de saúde”. “Desejo melhoras e que volte 100% para seguirmos um trabalho por mais direitos aos povos indígenas brasileiros”, continuou o presidente.
noticia por : R7.com