A perita Jacqueline Tirotti concedeu entrevista ao programa Oeste Sem Filtro. Ao participar da edição desta segunda-feira, 22, ela explicou como se deu a análise de materiais referentes ao padre Júlio Lancellotti.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Jacqueline explicou que conferiu frame por frame os vídeos que recebeu para periciar. Isso significa que ela analisou cada “quadro” presente no material audiovisual presente na denúncia contra o religioso. Foram, de acordo com ela, avaliados mais de 2 mil frames.
“As imagens foram analisadas a fim de detectar se havia alguma diferença ali no rosto do padre ou alguma ‘máscara’ que a gente pudesse detectar. E não foi detectado”, exemplificou Jacqueline, ao responder pergunta da apresentadora Paula Leal. “E não foi só isso. Também fizemos o exame prosopográfico para ver se realmente se tratava dele [Lancellotti], se não era alguma outra pessoa se passando por ele.”
Leia mais:
Mencionados pela perita, exames prosopográficos utilizam técnicas para identificar as características faciais do objeto de análise. No caso, ao Oeste Sem Filtro, ela reforçou a sua constatação de que, pela análise dos materiais, os vídeos eram reais e de que a pessoa que aparece neles é mesmo o religioso.
Nesse sentido, Jacqueline explicou que a perícia conduzida por ela e seu pai, Reginaldo Tirotti, também analisou os itens que aparecem nas cenas atribuídas a Lancellotti. A perita afirmou que a porta branca e objetos que surgem nos vídeos, como uma santa e uma imagem do Menino Jesus de Praga, convergem com o que aparece em postagens do padre nas redes sociais — sobretudo conteúdos de 2019. Trata-se, a saber, do ano em que ocorreu a gravação do material.
Além de conversar com Paula Leal, a perita Jacqueline Tirotti respondeu a questionamentos feitos pelos quatro comentaristas presentes na edição desta segunda-feira de Oeste Sem Filtro: Augusto Nunes, Ana Paula Henkel, Adalberto Piotto e Silvio Navarro. Editor do site de Oeste e responsável pela notícia exclusiva a respeito do resultado da perícia, Edilson Salgueiro também participou da entrevista.
Confira, abaixo, a íntegra da entrevista com Jacqueline, que reforçou: o vídeo que ela atesta ser real e protagonizado por Júlio Lancellotti não é fruto de deep fake.
Leia também: “EXCLUSIVO: denúncia contra Júlio Lancellotti chega ao Ministério Público, à CNBB e ao Vaticano”
noticia por : R7.com