Reprodução
A árvore está localizada na região amazônica de Alta Floresta
THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT
Considerada a maior árvore da América Latina, a Samaúma, está localizada na região amazônica de Alta Floresta (803 km de Cuiabá). Em 2022, o exemplar venceu o Concurso Ambiental ‘Colosos de la Tierra’ na categoria Colosso Internacional.
Com 61 metros de altura, 4 metros de circunferência e 304 metros quadrados de copa, a Samaúma equivale a um prédio de 20 andares. A árvore mato-grossense já possui mais de 300 anos.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Considerada pelos indígenas como a mãe das árvores, a Samaúma, também conhecida como Sumaúmma ou Paineira, é vista por muitas culturas como uma árvore sagrada e a árvore rainha da Floresta Amazônica.
Uma característica marcante nas Samaúmas são as raízes, chamadas de sapopemas, que além de dar sustentação a árvore são conhecidas por ser o ‘telefone da floresta’, ecoando os sons da floresta por longas distâncias.
A espécie pode ser encontrada em florestas pluviais na África Ocidental, América Central e sudeste asiático, além de outras partes da América do Sul.
A árvore também é rica diversas propriedades nas raízes, tronco, frutos, sementes e seiva que são fonte de compostos medicianais e matérias-primas para fabricação de medicamentos, abudo, sabão, ração para animais, enchimento para almofadas e colchões, entre outros.
Assista:
FONTE : ReporterMT