Adolescentes, com suas peculiaridades intrigantes, mantêm uma constante: o celular sempre à mão. E onde eles concentram boa parte desse tempo? Uma pesquisa do Pew Research Center respondeu.
Surpreendentemente, o TikTok, o Snapchat e o Instagram aparecem quase empatados, deixando para trás gigantes como Facebook, com apenas 33% de preferência, e o antigo Twitter, com modestos 20%.
O declínio notável é do Facebook, que detinha a preferência de 70% dos jovens em 2014, agora reduzida a 33% em 2023.
Os dados, coletados entre 26 de setembro e 23 de outubro, refletem a rápida mudança de preferências entre os adolescentes.
A pesquisa demonstra ainda que os gostos entre as gerações tendem a mudar conforme o transcorrer do tempo, bem como as tendências do momento.
Veja a seguir a rede social vencedora de acesso nos EUA (em vermelho), as demais classificações e as porcentagens.
Gráfico mostra os índices de uso de cada rede social – Imagem: Pew Research Center/Reprodução
Influência do YouTube nas escolhas profissionais
Outro estudo intrigante da Remitly, em parceria com o Google, buscou entender as aspirações profissionais dos jovens ao redor do mundo. Surpreendentemente, a profissão mais buscada globalmente era youtuber ou influenciador.
Essa tendência se alinha com os resultados do Pew Research Center, indicando que o conteúdo consumido online influencia diretamente as aspirações profissionais.
Em vários países sul-americanos, assim como no Japão, tornar-se um youtuber é o sonho de muitos jovens.
No Brasil, contudo, a busca mais comum foi por ‘businessman’ ou homem de negócios, o que reflete o cenário econômico do país nos últimos anos.
É interessante notar as variações em outros lugares, como na China, onde o nutricionismo lidera, ou em Portugal, em que a profissão mais buscada é a de bombeiro.
Enquanto a preferência pelo YouTube entre os adolescentes norte-americanos permanece sólida, a pesquisa da Remitly destaca como as redes sociais também moldam escolhas de carreira, revelando um vínculo significativo entre o conteúdo online e as aspirações profissionais dos jovens pelo mundo.
noticia por : R7.com