MUNDO

Macron ativa corrida por sucessão presidencial na França em 2027

“Macron primeiro-ministro”, dizia a manchete do jornal de esquerda Libération.

Mas será que o presidente pretende lançar Attal na corrida para 2027? Sua nomeação impulsiona-o, pelo menos, para a linha de frente midiática, abrindo vantagem em relação a outros possíveis candidatos e membros, ou ex-membros, do governo. 

Entre os interessados em serem candidato do governo estão o ministro do Interior, Gérald Darmanin (41 anos), o ministro da Economia, Bruno Le Maire (54), e o ex-primeiro-ministro Édouard Philippe (53). Ao contrário de Attal, um antigo político socialista, os três se uniram a Macron pela direita. 

Todos os potenciais candidatos à sucessão de Macron vão parecer “mais velhos” agora, afirma Gaspard Gantzer, especialista em Comunicação e ex-assessor do antigo presidente socialista François Hollande. 

Mas “três anos é, de qualquer modo, muito tempo”, e nenhum primeiro-ministro em exercício conseguiu chegar diretamente à presidência, lembra. 

– “Estrada de 2027” –

A tarefa se anuncia complicada, mas, “se for bem-sucedida”, poderá levá-lo “diretamente à estrada de 2027”, observa um editorial do jornal regional Républicain Lorrain. 

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 40 Hoje: 6 Total: 7445692

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.