No andar inferior, dispõe de uma cozinha, sala de estar com console de videogame, sala de jantar e de visitas, todas compartilhadas (mas nunca simultaneamente) com outro detento.
“Breivik recebe um tratamento particularmente bom”, dentro do permitido pelos critérios de segurança, destacou nesta quarta-feira (10) o diretor da prisão, Eirik Bergstedt.
A decoração é relativamente simples, mas as salas estão bem equipadas com inúmeros aparelhos de musculação na academia e uma TV de tela plana, poltronas para jogar Xbox com os guardas e pôsteres da Torre Eiffel.
Apesar destas comodidades, o homem condenado em 2012 a 21 anos de detenção com possibilidade de prorrogação indefinida, levou o Estado norueguês ao tribunal esta semana para protestar contra seu regime prisional em isolamento.
“Tenho a impressão de que a intenção do governo é tentar levar-me ao suicídio”, disse ele no tribunal na terça-feira (9).
Detido sozinho em uma ala de segurança máxima, Breivik considera que o isolamento há quase 12 anos viola dois artigos da Convenção Europeia dos Direitos Humanos: um, que proíbe penas “desumanas”, ou “degradantes”; e outro, que garante o direito à correspondência.
noticia por : UOL