Da Redação – OLHAR DIRETO – Isabela Mercuri / Do local – Max Aguiar
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Guilherme Maluf, afirmou que a corte recebeu denúncias de que houve “fura-filas” na vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) em Cuiabá, e que, por este motivo, exigiu a lista de todos os que foram imunizados em Mato Grosso.
“Nós estamos exercendo o nosso dever constitucional que é fiscalizar. Somos um órgão de controle, tivemos algumas denúncias de que haviam furado a fila da vacinação, e o tribunal se valeu de suas prerrogativas e pediu essas listas. Ontem eu estive com a secretária de Saúde do município de Cuiabá, e me informaram que vão entregar sim a lista para o Tribunal de Contas. Só que nós não vamos dar publicidade à lista, até em função desta dúvida se há o dever da lei de proteção dos dados, se nós devemos utilizar dessa lei ou não. Mas de qualquer forma nós vamos receber a lista e vamos observar e acompanhar essa lista”, declarou o conselheiro, na manhã desta terça-feira (8).
Maluf encontrou a imprensa após participar de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (DEM). Ele explicou que, caso haja comprovação de vacinação irregular, será aberto um processo de representação e medidas cautelares contra os municípios.
O conselheiro ainda afirmou que a exigência das listas foi feita para todas as cidades, e não só para Cuiabá. Na última semana, o TCE fez uma inspeção “surpresa” em Várzea Grande, para analisar tanto a vacinação quanto os leitos hospitalares.
“Uma das coisas foi exatamente primeiro a questão dos leitos hospitalares. E dos equipamentos necessários para exercício da saúde. Mas eu não tive o resultado ainda da auditoria, que vão fazer um relatório, mas eu não tive acesso ao resultado final da auditoria”, explicou.