O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quer que, até o final de abril, todos os benefícios por incapacidade temporária —o antigo auxílio-doença— sejam concedidos pela plataforma Atestmed, que permite a análise à distância de atestados médicos enviados pelos segurados.
A ideia é aliviar os médicos peritos para que dediquem esforços a casos que exigem um escrutínio maior, como as aposentadorias por invalidez e especial —concedida a quem trabalha exposto a agentes prejudiciais à saúde, como calor ou ruído, de forma permanente, não ocasional nem intermitente, em níveis de exposição acima dos limites estabelecidos em lei própria.
“Nosso objetivo é utilizar o Atestmed, que é a troca da perícia médica presencial pela análise documental, para perícias mais simples e, dessa forma, deixar as mais complexas e de longa duração para que os médicos peritos avaliem”, afirma o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. “O Atestmed não é ‘inimigo’ da perícia médica, mas sim um aliado.”
Médicos peritos afirmam que o sistema favorece fraudes, o que é refutado pelo Ministério da Previdência.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
noticia por : UOL