Kyodo/via Reuters
Pessoas em algumas áreas costeiras foram orientadas pelas autoridades a procurar regiões mais altas.
Kyodo/via Reuters
Pessoas em algumas áreas costeiras foram orientadas pelas autoridades a procurar regiões mais altas.
REUTERS e AFP
FOLHA DE S. PAULO
Um terremoto de magnitude de 7,6 atingiu o centro-norte do Japão às 16h10 (4h10 no horário de Brasília) desta segunda-feira (1º) e matou pelo menos uma pessoa, segundo a imprensa local, além de causar incêndios e destruição na costa oeste do país.
Após o tremor, uma mensagem amarela com a frase “Tsunami! Evacuar!” piscou nas telas de televisão de parte do país, aconselhando moradores a desocupar a região imediatamente. O sismo motivou avisos de tsunamis de cinco metros na região onde ficam as províncias de Ishikawa, epicentro do terremoto, Niigata e Toyama.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O alerta foi depois atenuado, com o anúncio de expectativa de ondas de no máximo três metros após algumas delas chegarem a um metro e meio no porto de Wajima.
O terremoto, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos o mais forte na região em mais de quatro décadas, matou um homem idoso após o desabamento de um prédio na cidade de Shika, em Ishikawa, afirmou a emissora NTV, que atribuiu a informação à polícia local. Leia mais em Folha de S. Paulo.
FONTE : ReporterMT