SAÚDE

Terapia Floral: saiba o que é e quais os benefícios.

Saúde

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 15/12/2023Última atualização: 15/12/2023

Por Redação Minuto Saudável

Publicado em: 15/12/2023Última atualização: 15/12/2023

Imagem de uma frasco conta-gotas, em cima de uma pratinho de madeira e cercado de pétalas de rosas.Terapia floral é o nome dado a terapia que utiliza florais como complemento no tratamento de doenças.

A Terapia Floral é um processo terapêutico que auxilia no autoconhecimento e no autodesenvolvimento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a terapia floral há mais de 70 anos. 

Os resultados positivos e evidentes se manifestam no tratamento mental, emocional e físico, desde a simples atenção no autocuidado até a possibilidade de alívio da dor e de sintomas relacionados a doenças.

A floralterapia está inserida no quadro de terapias do Sistema Único de Saúde (SUS) e compõe a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

O Ministério da Saúde considera a floralterapia, assim como outras práticas integrativas, um complemento na manutenção da saúde e na prevenção de enfermidades, sendo considerada uma extensão ao tratamento médico regular.

Para saber mais sobre a terapia floral, para que servem os florais e como podem ser usados, continue a leitura deste artigo.

Índice:

  1. O que é a terapia floral e para que ela serve?
  2. Quais os tipos de florais?
  3. Quando seu uso é indicado?
  4. Como funciona o tratamento?
  5. Quais os benefícios, possíveis efeitos colaterais ou contraindicações?
  6. Sugestão de florais e como usá-los

O que é a terapia floral e para que ela serve?

A terapia floral é um encontro interior do paciente. Durante as sessões, o(a) terapeuta estará junto, para que possam definir a fórmula floral que melhor corresponda ao estado emocional no momento.

Essa terapia é utilizada para a promoção da saúde. Uma vida emocional plena e uma personalidade equilibrada, permitirão ao corpo encontrar seu estado de saúde e bem-estar com mais qualidade de vida.

Para fazer uma breve contextualização, os florais são remédios naturais extraídos das flores. Cada remédio floral está vinculado a uma emoção humana.

Quais os tipos de florais?

Os tipos de florais mais utilizados no Brasil são:

  • Florais de Bach: são considerados o temperamento do paciente para a seleção de essência que será administrada;
  • Florais de Saint Germain: é analisado o histórico de vida e a causa emocional que desencadeou os processos negativos no paciente.

Imagem de uma conta-gotas derrubando uma gota dentro de um frasco.

Leia mais: Aromaterapia: funciona? Veja os benefícios e quem pode fazer 

Quando seu uso é indicado?

Os florais são recomendados para uma terapia de autoconhecimento e também quando se busca o equilíbrio, saúde, bem-estar e mais qualidade de vida.

Os animais também são beneficiados com a utilização dos remédios florais. E quando utilizados nos ambientes, também se obtém os benefícios dos florais, inclusive de forma coletiva.

Como funciona o tratamento?

Durante a sessão de terapia, o(a) terapeuta irá determinar qual a melhor fórmula para o tratamento e a posologia do remédio. A fórmula é manipulada em um frasco de 30mL, e deverá ser utilizada por um período mínimo de 30 dias.

Também é possível utilizar a solução concentrada. Quando é para tratar estados de humor temporários ou problemas passageiros coloque duas gotas de cada floral selecionado em um copo d’água. Vá bebendo em pequenos goles durante o dia, até que se sinta aliviado.

Leia mais: Óleos Essenciais: O que são, para que servem e como usar? 

Quais os benefícios, possíveis efeitos colaterais ou contraindicações?

A terapia floral equilibra os estados emocionais, a mente e o corpo. Também auxilia no tratamento das principais causas de doenças, o que pode proporcionar maior eficácia nos tratamentos de saúde regulares.

Os florais não oferecem nenhum efeito colateral ou qualquer malefício ao paciente. Por esse motivo, são frequentemente prescritos para bebês e crianças, podendo ser utilizados em qualquer faixa etária. 

Também não há riscos no caso de superdosagem. Tomar doses maiores não tem um efeito mais intenso. No entanto, se o paciente está passando por uma crise pode  tomar doses mais frequentes para ajudá-lo a superar esse momento.

Sugestão de florais e como usá-los

Apesar de o(a) terapeuta floral indicar o tratamento com base nas necessidades de cada paciente, o uso mais comum é de 1 frasco de 30mL, dividido em 4 gotas, 4 vezes ao dia. Veja a seguir algumas sugestões de florais e para que servem:

Florais de Bach

  • Rescue Remedy: fórmula de crise indicada para lidar com problemas imediatos. Uso: 1 frasco com conta-gotas de 30mL, sendo 4 gotas, 4 vezes ao dia;
  • Olive: é o remédio para o cansaço e a exaustão depois de qualquer tipo de esforço físico ou mental intenso ou depois de um período prolongado de convalescença. Uso: tomar 2 gotas ao dia, diluídas em água.

Florais de Saint Germain

  • Fórmula Prosperidade: Dá auxílio para prosperar nas dificuldades. Terapia para manifestar o propósito de vida. Energia da abundância. Uso: tomar 2 gotas ao dia, diluídas em água;
  • Cidreira: indicado para insônia e preocupação excessiva. Uso: tomar 2 gotas ao dia, diluídas em água;
  • Allium: combate gripes e resfriados. Uso: tomar 2 gotas ao dia, diluídas em água.

Florais da Amazônia

  • Fórmula de Urgência: indicada em situações de emergência física, mental ou emocional. Uso: de 4 a 6 gotas (sublinguais), 4 vezes ao dia.

Quando o organismo busca a harmonia e bem-estar, é necessário pontuar que não é apenas a doença que precisa ser tratada, mas o estado de humor e as características da personalidade do paciente.

Por isso, em encontro com um profissional especialista em Terapia Floral é essencial para ajudar o paciente a encontrar a saúde, o equilíbrio e a paz interior.

E, se tem algum assunto que você precisa trabalhar com profundidade e internamente, seja no campo emocional ou mental, busque sempre um terapeuta floral.

Continue acompanhando o portal Minuto Saudável para ter acesso a mais artigos sobre saúde, beleza e bem-estar!


Referências

  • MARGONARI, Neide. Florais De Saint Germain. São Paulo: Saint Germain, 1999;
  • BACH, Edward. Cura-te a Ti Mesmo: Uma explicação da causa real e da cura da doença. Healing, 2020;
  • Portaria N° 702, de 21 de março de 2018 — Ministério da Saúde.

FONTE : R7.com

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 107 Hoje: 4 Total: 8071194

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.