O Supremo Tribunal Federal (STF) informou, nesta segunda-feira, 30, que a reunião entre os presidentes Arthur Lira (Câmara) e Luís Roberto Barroso (STF), prevista para hoje, às 18h15, no Conselho Nacional de Justiça, “será remarcada em breve”.
Por ora, não se sabe o motivo do cancelamento do encontro que ocorreria em meio ao avanço de pautas que limitam a atuação da Corte. Em novembro, o Senado vai votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021.
De autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), a PEC limita decisões monocráticas de juízes do STF e pedidos de vista de processos. Paralelamente, iniciaram-se discussões para definir o relator da PEC 16/2019, do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que estabelece mandato de oito anos para os ministros.
As propostas de Guimarães e Valério têm grandes chances de passar no Senado. Na Câmara, contudo, ainda há uma incógnita.
Na semana passada, Barroso se encontrou com o líder da maioria no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL). A pauta da reunião, porém, não foi divulgada pela Corte. Ambos se viram um dia depois de o Senado definir a data de votação da PEC 8/2021.
No início deste mês, Calheiros disse ser preciso “baixar a temperatura” entre o Congresso Nacional e a Corte. O parlamentar, porém, não deu muitos detalhes sobre como fazer isso.
Leia também: “As imagens imaginárias”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 186 da Revista Oeste
noticia por : R7.com