Wellington Nascimento/TVCA
Combate às chamas já dura quase um mês.
APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT
Três aviões do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual trabalham no combate às chamas no Parque Estadual Encontro das Águas, na região do Pantanal de Mato Grosso. O fogo teve início no último dia 2 de outubro, há quase um mês.
Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, são 23 militares trabalhando em um ponto de reignição ao Sul do parque, próximo ao Rio São Lourenço.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A Sala de Situação Central do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá, faz o monitoramento remoto do incêndio com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.
O fogo chegou a diminuir consideravelmente na semana passada, após a chuva que caiu na região. Contudo, durante as operações de rescaldo, isto é, do trabalho de apagar os focos remanescentes na região, houve uma reignição. Isso quer dizer que o fogo voltou a se espalhar em proporções consideráveis.
O incêndio começou em uma fazenda próxima ao Parque Estadual Encontro das Águas e indícios apontam que teria começado após a queda de um raio.
O local, que fica entre as cidades de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá, é conhecido por ser um dos pontos com maior número de onças pintadas no estado de Mato Grosso.
O Parque Estadual Encontro das Águas fica localizado numa região conhecida como Porto Jofre, tem uma área total de 108 mil hectares e é responsabilidade do Governo do Estado.
FONTE : ReporterMT