O Spotify anunciou uma integração inédita com o Patreon. Agora, criadores podem distribuir conteúdo exclusivo para apoiadores na plataforma de streaming.
A solução é uma alternativa interessante para podcasters que criam episódios somente para assinantes, por exemplo. Com a integração, o criador de conteúdo pode vincular sua conta na plataforma de streaming com o serviço de apoio financeiro para fornecer os materiais pagos.
A integração com o Patreon permite direcionar conteúdo exclusivo para assinantes no Spotify.Fonte: @felipepelaquim/Unsplash
Segundo o Spotify, a distribuição exclusiva para assinantes acontece “com apenas alguns cliques”. Contudo, a empresa não entrou em detalhes sobre como o processo acontece.
“A parceria do Spotify com o Patreon ressalta nosso comprometimento de dar aos criadores mais poder e escolha, e fornecer aos ouvintes acesso a diferentes tipos de conteúdo”, pontuou o copresidente e diretor de produto e tecnologia do Spotify, Gustav Söderström.
“Muitos podcasters usam o Patreon para se conectar com seus fãs e, pela primeira vez, podem vincular suas contas para que os ouvintes possam acessar e ouvir esses programas no Spotify”, complementou.
O Patreon é uma plataforma de financiamento coletivo focado em criadores de conteúdo. Nele, o público pode apoiar financeiramente seus autores favoritos em troca de conteúdo exclusivo, menções em vídeos e outros bônus interessantes.
Solução necessária para podcasters
Anteriormente, para fornecer episódios exclusivos, os criadores precisavam optar por gambiarras, como uploads em plataformas alternativas. Agora, com a integração com o Spotify, isso não é mais necessário, já que o serviço consegue direcionar o material somente para os pagantes.
A maior facilidade para direcionar conteúdo exclusivo também deve aumentar a adesão do Patreon como uma ferramenta de monetização. Criadores de conteúdo podem considerá-lo uma opção mais interessante para alcançar a audiência.
Além do suporte, criadores de conteúdo também podem divulgar suas contas no Patreon num banner dedicado na plataforma.
No anúncio, o Spotify não entrou em detalhes sobre a disponibilidade da nova ferramenta, tampouco se chegaria para todos os países.
noticia por : R7.com