CÍNTIA BORGES E LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO – MÍDIA NEWS
O vereador Juca do Guaraná (MDB) foi eleito, no final da tarde desta sexta-feira (1º), o novo presidente da Câmara Municipal de Cuiabá. Ele será responsável pelo biênio 2021/2022.
Ele concorreu com o vereador Diego Guimarães (Cidadania). Foram 18 votos para a chapa encabeçada por Juca e 7 para Diego.
A chapa 1 foi apresentada com Juca na presidência, Renivaldo Nascimento (PSDB) como vice; além de contar também com a participação dos novatos Luiz Fernando (Republicanos), como segundo vice-presidente, Paulo Henrique (PV), como primeiro secretário, e Cezinha Nascimento (PSL), como segundo secretário.
A votação foi aberta e cada parlamentar teve que anunciar seu voto no microfone (veja abaixo como votou cada parlamentar).
Antes da votação, um representante de cada chapa teve oportunidade de subir ao plenário e fazer um discurso com três minutos de duração.
Para representar a chapa um, Renivaldo Nascimento afirmou que a composição foi feita pensando em uma condução de Mesa “tranquila”. Ele pediu que a nova legislatura seja diferente da passada.
“Pensando sempre na boa condução e não criando situações de conflitos. Nós temos aqui uma mesa que está praticamente definida e a maioria já definiu, pois o voto é nominal e às claras. Eu só peço que seja conduzido com maior lisura, sem pegadinhas, sem joguinhos e que possamos iniciar essa legislatura de forma tranquila e diferente da última”, disse.
A vereadora Mychelly Alencar leu uma carta elaborada pelos membros da Chapa 2. Nela, os parlamentares apontaram uma influencia do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) dentro das decisões da Casa e pediram independência e autonomia do Poder Legislativo.
“É evidente que o resultado eleitoral indica a inquietação e descontentamento da população com velhas práticas políticas, que desgastaram e fizeram com que o sistema ficasse desacreditado. Como a Câmara Municipal pode cumprir o seu papel se um único partido controla Executivo e Legislativo?”, questionou.
“O Poder Legislativo é independente e não aceitamos a intervenção do Executivo na definição de quem preside esta casa. Essa usurpação de poder tem levado uma série de distorções. Não questionamos a candidatura de ninguém, estamos colocando apenas o que pensamos”, emendou.
Veja como cada vereador votou:
Marcus Brito Junior (PV) – Chapa 1
Eduardo Magalhães (Republicanos) – Chapa 1
Edna Sampaio (PT) – Chapa 2
Michelly Alencar (DEM) – Chapa 2
Didimo Vovô (PSB) – Chapa 1
Dr. Luiz Fernando (Republicanos) – Chapa 1
Pastor Jeferson de Souza (PSD) – Chapa 1
Tenente coronel Marcos Paccola (Cidadania) – Chapa 2
Rodrigo Oliveira de Arruda e Sá (Cidadania) – Chapa 2
Paulo Henrique de Figueiredo (PV) – Chapa 1
Cezinha Nascimento (PSL) – Chapa 1
Kassio Eduardo da Silva (Patriota) – Chapa 1
Sargento Vidal (Pros) – Chapa 2
Diego Guimarães (Cidadania) – Chapa 2
Marcrean dos Santos (PP) – Chapa 1
Adevair Cabral (PTB) – Chapa 1
Demilson Nogueira (PP) – Chapa 1
Dilemário Alencar (Podemos) – Chapa 2
Renivaldo Nascimento (PSDB) – Chapa 1
Mario Nadaf (PV) – Chapa 1
Sargento Joelson do Amaral (SD) – Chapa 1
Juca do Guaraná (MDB) – Chapa 1
Wilson Kero Kero (Podemos) – Chapa 1
Lilo Pinheiro (PDT) – Chapa 1
Chico 2000 (PL) – Chapa 1