POLÍCIA

Vereadores aprovam criação de mais duas vagas na Câmara de Cuiabá

FERNANDA ESCOUTO

DO REPÓRTERMT

A Câmara Municipal aprovou em primeira votação, durante sessão nesta quinta-feira (21), o aumento no número de vereadores da Capital, que sobe de 25 para 27 parlamentares. A medida valerá a partir da legislatura que se inicia em 2025.

A Proposta de Emenda à Lei Orgânica foi aprovada com 20 favoráveis e 2 votos contra, dos vereadores Adevair Cabral e Luis Fernando. Em até dez dias, será feita a segunda votação da proposta.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O aumento no número de vagas é necessário após o Censo do IBGE constatar que Cuiabá teve um crescimento populacional, chegando a 650.912 moradores. A legislação estabelece que cidades com população entre 600 e 750 mil pessoas podem ter até 27 vereadores, o que foi referendado em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais: Projeto que cria mais 2 vagas na Câmara de Cuiabá deve ir à votação na próxima semana

No começo da semana, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), apresentou um estudo aos colegas de Parlamento, sobre o impacto econômico que a medida iria trazer à Casa de Leis.

De acordo com a proposta, o aumento no número de vereadores não acarretará aumento do duodécimo, pois esse é calculado de acordo com o somatório da receita tributária.

“Ademais conforme estudos realizados pela Secretaria de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal de Cuiabá, o orçamento atual suportará o incremento da despesa gerada pelo aumento do número de vereadores, com uma adequação dos gastos”, diz trecho da Emenda.

Saiba mais

Em 2011, a Câmara Municipal de Cuiabá contava com 19 vereadores. Naquele ano, em cumprimento à Constituição Federal, foi aprovada a criação de seis novas vagas que foram preenchidas na eleição de 2012.

FONTE : ReporterMT

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 471 Hoje: 7 Total: 6662756

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.