POLÍCIA

Nascida em Mato Grosso, Vanessa da Mata é indicada ao Grammy Latino

CHRISTINNY DOS SANTOS

DO REPÓRTERMT

A cantora mato-grossense Vanessa da Mata foi indicada ao Grammy Latino 2023 na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com seu mais novo trabalho “Vem Doce”, lançado em março deste ano. A premiação é a maior da indústria latina e traz os maiores destaques do último período, celebrando língua portuguesa e espanhola.

Natural do município de Alto Garças, em Mato Grosso, a cantora e compositora, de 47 anos, já foi indicada ao Grammy Latino outras 5 vezes.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Filha de uma professora e um fazendeiro, a artista descobriu o gosto pela música aos 3 anos de idade. Aos 14 anos mudou-se de cidade com o pretexto de se preparar para o vestibular de medicina, mas esse foi seu primeiro passo para ingressas na carreira artista.

Em Uberlândia (MG), Vanessa deixou os estudos em segundo plano e comeo9u a se apresentar em bares locais. Em 1992, mudou-se para São Paulo e se tornou vocalista da banda de reggaes Shalla-Ball. Depois de integrar outras bandas, Vanessa conheceu o compositor Chico César, já em 1997, o que impulsionou sua carreira.

Voz dos sucessos “Ai, Ai, Ai”, “Ainda Bem”, “Só Você e Eu” e muitos outros, a artista concorre ao prêmio com um álbum “Vem Doce” de 13 canções. Majoritariamente pensado, composto, cantado e produzido por mulher, a coletânea obviamente fala de doçura, mas também de injustiça social, precarização na educação, racismo, e outros temas sensíveis do Brasil atual.

Em entrevista à Revista Bravo, da editora Abril, a cantora revelou que a canção “Vizinha Enjoada” é inspirada em uma vizinha de sua mãe, que ainda mora no Mato Grosso. Vanessa conta que a mulher “cheia de moral”.

Muito mais velha, a vizinha iniciou sexualmente todos os tios de Vanessa, na época em que a cantora ainda morava no Estado, revelou. “A gente não podia fazer nada, que ela se metia com uma irritação com coisas mínimas, se pulávamos o muro para brincar onde não podia, se entrávamos lá para nos esconder. Tudo era um fuxico, enjoada mesmo”, expôs em entrevista a revista.

“Vem doce” é o sétimo álbum composto por músicas inéditas da cantora. Encontro de grandes gêneros da música brasileira como Forró, MPB, R&B, pop e trap, chegou as plataformas intencionalmente no dia 08 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Agora, a obra concorre ao Grammy Latino 2023 na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

A 24ª entrega anual do prêmio acontecerá pela primeira vez em Sevilha, na Espanha, no dia 16 de novembro.

 

FONTE : ReporterMT

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 87 Hoje: 7 Total: 6655406

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.