MUNDO

Brasil veta sanções e propõe cooperação ambiental para fechar acordo com UE

Mas o texto vai além e, como antecipado com exclusividade pelo UOL, destaca que qualquer tipo de barreira imposta pelos europeus seria revidada com um mecanismo que permitiria “reequilibrar as concessões comerciais”. Ou seja: o Mercosul se daria o direito de rever qualquer abertura a um setor de interesse dos europeus.

Os movimentos ecologistas da UE e o Partido Verde reagiram com preocupação, alertando que o gesto do Mercosul, se aceito pela UE, poderia representar um enfraquecimento do combate ao desmatamento.

Mas, para o gabinete da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a esperança é de que um acordo possa ser finalizado até dezembro deste ano.

De acordo com o governo brasileiro, a oferta foi recebida de forma positiva pelos europeus e há espaço para uma negociação que permita um eventual acordo, depois de mais de duas décadas de negociação.

Reunião nesta segunda-feira, às margens da ONU

O tema será alvo de uma reunião dos chanceleres do Mercosul, que estão nesta segunda-feira em Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre o evento nesta terça-feira, com um discurso que vai insistir sobre a necessidade de uma reforma no sistema internacional e maior espaço aos emergentes.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 119 Hoje: 4 Total: 6718692

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.