Lenny Lopes (@lennylopesart) é uma artista brasileira que vive e trabalha em Londres. Nasceu no Maranhão e cresceu em Brasília. Viveu em diferentes países, acumulando conhecimento das diferentes culturas e junto com as suas experiências de infância, expressa em suas obras a sua interpretação sobre a vida e a natureza, em um estilo único de pintura pós-impressionista. Seus trabalhos abstratos em cores vivas são realizados em acrílico, resina e tinta sobre fotografia. No estilo Art Pop, Lenny usufrui da tecnologia e técnica mista, utilizando resina com pigmentos e Dimonte Dust.
Através de seu trabalho, Lenny tenta mostrar a beleza das cores dentro de um contexto cultural contemporâneo. Presente em diversas exposições coletivas e individuais brasileiras e internacionais. Suas obras integram coleções particulares em diferentes países do mundo.
De onde você tirou inspiração para criar a obra “Iddu” de 200×160cm Acrílico sobre Tela?
“Iddu”, nasceu em Stromboli-Itália,
Stromboli é uma ilha no Mar Tirreno, na costa norte da Sicília, que contém o Monte Stromboli, um dos quatro vulcões ativos da Itália.
Durante as férias dos sonhos em Stromboli, minha primeira conexão com a ilha foi um momento mágico, me vi rodeado de sua beleza, e dessa poderosa energia que penetrava em minha pele como se fosse uma sensação elétrica percorrendo meu corpo, minha mente foi sequestrada pela imensa beleza local.
Stromboli tem estado em erupção nos últimos 2.000-5.000 anos, todos os dias, a cada meia hora, para liberar a sua pressão.
O Vulcão é chamado pelos seus habitantes (o Estrombolianos)
Struògnoli, ou mesmo Iddu no siciliano, em referência à natureza divina que foi atribuída às características naturais incontroláveis. O nome vem do grego antigo Erpovvú^n (redondo) devido ao seu formato.
Quando observei o vulcão pela primeira vez, em erupção para mim foi uma explosão de cores e sentimentos com as chamas de fogo derramando sobre as águas azuis do mar que o a rodeia. E uma voz calma, doce e suave sussurrava ao meu ouvido dizendo que eu tinha que passar toda essa imensa emoção para a tela. Daí nasceu “Iddu”!
Pode compartilhar mais sobre o trabalho, método e técnica por trás de “Iddu”?
200×160cm Acrílico sobre Tela
A obra foi realizada em forma abstrata em cores vivas em acrílico sobre tela.
Tive a oportunidade de criar enquanto apreciava a vista do vulcão com a beleza das explosão que ocorria durante o processo de criação da Obra.
Hoje tela “Iddu” faz parte de duas exposição simultâneas e de diferentes formas de exposição de arte do projeto “BANDEIRAS E CORES ENTRE NÓS” no Brasil, projeto realizado pela Arte2 ( @_arte2_) que já percorreu diferentes cidades no Brasil e Europa, através da curadoria da Ana Arcioni (@anaarcioni), galerista da Viridis Gallery (www.viridisgallery.com):
Em FORTALEZA – CEARÁ, de 29 Agosto a 29 Novembro, com a chancela do Hotel
Sonata de Iracema, no espaço cultural Ana Amélia através da organização de Lilia Quindere, com a tela original “Iddu” e mais 20 artistas.
No RIO DE JANEIRO, no Centro Cultural Correios, de 01 de Setembro a 14 de Outubro, com a imagem da tela Iddu reproduzida em voil de 200x125cm com mais 35 artistas.
Como é a sensação de voltar ao Brasil e compartilhar sua arte com uma proposta tão bela?
É uma mistura de saudade e conexão com minha cultura de origem, mas também uma oportunidade de mostrar o que a vida no exterior me proporcionou de forma colorida e bela. Mesmo nos dias mais cinzentos, quando estou criando, tudo ao meu redor se torna colorido, alegre e pacífico. Quero transmitir essa sensação através de minhas exposições.
Você tem planos de trazer uma exposição sua para o Brasil?
Sim, tenho o objetivo de trazer minha arte de volta ao Brasil e inspirar crianças e adolescentes a compreender a importância da arte. Acredito que, com o apoio de outros artistas e especialistas em arte, podemos desenvolver um movimento artístico transformador.
Quem é Lenny Lopes quando ninguém está vendo?
Quando ninguém está vendo, sou uma pessoa que busca uma vida positiva, valoriza a família e é movida pela arte. Sou aventureira, sempre em busca de novas experiências e emoções que alimentem minha necessidade criativa.
FONTE : MatoGrossoNews