POLÍTICA

Novo pede explicações a Dino sobre câmeras de segurança do Palácio da Justiça

O partido Novo acionou, nesta segunda-feira, 11, o Ministério da Justiça, pedindo explicações sobre as câmeras de segurança do Palácio da Justiça, referentes ao 8 de janeiro.

Há mais de um mês, a CPMI do 8 de Janeiro aprovou que as gravações do prédio do ministério — que é comandado pelo ministro Flávio Dino — fossem enviadas ao colegiado.

publicidade

Contudo, até o momento, só chegaram as imagens de quatro câmeras — sendo a maioria externa. Em 29 de agosto, o portal R7 noticiou que as gravações internas e externas do local foram apagadas.

Conforme o MJ, o sistema de gravação das câmeras só preserva as imagens por 15 dias. Depois disso, elas são apagadas para dar espaço a outras gravações.

+ CPMI recebe mais imagens ‘irrelevantes’ do Ministério da Justiça

Conforme apurou Oeste, o motivo de apenas algumas gravações terem sido preservadas é que, depois dos ataques do 8 de janeiro, a Polícia Federal recolheu as imagens que considerou importante para a investigação da cúpula.

Isso aconteceu dentro do prazo dos 15 dias. Desse modo, as demais gravações ficaram no MJ até o tempo de serem apagadas.

“As gravações das câmeras do Ministério da Justiça têm o condão de trazer elementos relevantes para o entendimento dos lamentáveis fatos ocorridos no Brasil no dia 08 de janeiro do presente ano”, argumentou o partido. “Em que pese a tecnicidade do assunto, detalhes contratuais e operacionais relacionados a guarda e armazenamento dos dados das câmeras devem ser transparentes e acessíveis para a sociedade.”

+ Dino só entregou imagens de 4 de 185 câmeras do Palácio da Justiça

O pedido de informação solicita que o MJ explique como se dá o fluxo de guarda e armazenamento das imagens, quais servidores do quadro de pessoal do ministério tiveram acesso aos serviços de bancos de dados que armazenaram os dados, quais desses servidores têm privilégios para remoção ou alteração dos referidos dados e etc.

Além disso, pede que a pasta envie todas as comunicações oficiais realizadas entre representantes do MJ e representantes da empresa contratada entre 08/01/2023 e 06/09/2023.

noticia por : R7.com

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 318 Hoje: 8 Total: 6758022

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.