O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública durante o desfile do Dia da Independência, na quinta-feira (7), na Esplanada dos Ministérios. Segundo o ato publicado no Diário Oficial desta terça (5), a Força Nacional será empregada “em caráter episódico e planejado, nas atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
O ministro definiu que a Força Nacional vai atuar “para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado, da União e do Distrito Federal, em atuação conjunta e articulada com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal” durante o desfile do feriado.
A portaria assinada por Dino diz, ainda, que “a operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública”.
“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, diz o ato.
Abin
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também vai participar do esquema de segurança montado para as celebrações do Dia da Independência. Agentes vão monitorar supostas ameaças ou incidentes que coloquem em risco a segurança da população ou autoridades que participarem das celebrações na Esplanada dos Ministérios.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo a Abin, um centro de monitoramento será montado com o objetivo de “prover consciência situacional acerca dos eventos”. Agentes vão acompanhar o desfile na área central de Brasília, além de outras celebrações que estão marcadas para acontecer na cidade.
O centro vai contar com a participação de outros órgãos de segurança do Governo Federal e do governo do Distrito Federal. O ministro da Justiça e Segurança Pública
O desfile do Dia da Independência
O desfile na Esplanada começará às 9h e deve durar cerca de duas horas, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a expectativa é que o evento conte com cerca de 30 mil pessoas.
A fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas (1ºRCG), os Dragões da Independência e o coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília farão a abertura com o Hino Nacional e o Hino da Independência.
Em seguida, o comandante militar do Planalto, general de divisão Ricardo Piai Carmona, apresentará toda a tropa ao presidente Lula e solicitará autorização para dar início ao desfile.
Medalhista de ouro no boxe na Olimpíada de Tóquio 2020, o terceiro-sargento Hebert Conceição vai conduzir o fogo simbólico da Pátria e será acompanhado de outros esportistas e alunos de colégios militares de Brasília.
Alunos de escolas públicas e projetos sociais do DF também participarão do desfile. Cerca de 2.000 militares devem participar do desfile a pé neste ano, sendo 600 da Marinha, mil do Exército e 400 da Força Aérea Brasileira.
O desfile terá quatro eixos temáticos e temas como a vacinação e a defesa da Amazônia vão ganhar destaques. O tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça está mantido como um dos pontos altos do evento.
noticia por : R7.com