DA REDAÇÃO – MIDIA NEWS
A juíza Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro, da 9º Vara Cível de Cuiabá, marcou uma audiência de conciliação entre o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (MDB) e o vereador Abílio Júnior (Podemos), para o dia 10 de fevereiro de 2021.
Emanuel ingressou com uma ação contra Abílio pedindo R$ 50 mil de indenização por uso indevido de imagem, em um vídeo com o ex-agente da Polícia Federal, Newton Ishii, o “Japonês da Federal”.
“Em razão da pandemia de covid-19, ressalto que a realização da audiência se dará por meio de videoconferência”, determinou a magistrada.
Segundo a inicial, o vídeo foi divulgado nas redes sociais de Abílio durante a campanha eleitoral deste ano.
Nas imagens, o “Japonês da Federal”, famoso por fazer prisões na operação Lava-Jato, aparece dizendo que esta esperando o momento de ir para Cuiabá para prender o prefeito.
“Montagem”
“O vídeo aparenta ser uma montagem, porque a fala não condiz com o movimento dos lábios do ex-agente. […] O réu não pode gravar, ou inventar vídeos, falas, na qual difama, e denigre a imagem do autor, com a clara intenção de o expor ao ridículo”, diz Faiad.
“Tal atitude é reprovável e mostra à absurda má-fé do requerido, no tocante a disputa eleitoral para prefeito em 2020”, argumentou o advogado Francisco Faiad.
Para a defesa de Emanuel, a divulgação do vídeo representa ofensa a “honra e a imagem da pessoa com o direito da personalidade”.