O general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), disse, nesta quinta-feira, 31, que uma imagem divulgada pela CNN Brasil — em que um militar do GSI aparece servindo água para vândalos no Palácio no Planalto — é montagem.
Na ocasião, o ex-ministro prestava depoimento à CPMI do 8 de Janeiro e era interpelado pelo deputado federal Rubens Pereira Júnior (PSB-MA). O parlamentar mencionou que G. Dias era “vítima” de diversas fake news.
Entre elas, estava uma de que o general seria o militar servindo água aos manifestantes. Em abril deste ano, a CNN divulgou gravações onde G. Dias aparece apaisana no Planalto, circulando e orientando os vândalos para a saída.
Na ocasião, a sede do Supremo Tribunal Federal, a do Palácio do Planalto e a do Congresso Nacional foram invadidas. O material divulgado pela emissora destacou que integrantes do GSI recuaram no momento em que os primeiros manifestantes invadiram o Palácio do Planalto.
+ G. Dias diz não se lembrar de avisos que recebeu de ex-Abin
Um desses integrantes, era o major José Eduardo Natale — quem, de fato, serviu água para os manifestantes. Na época, alguns internautas acusaram Gonçalves Dias de estar servindo a água.
“O senhor serviu água para manifestantes? “, perguntou Rubens. “Não. Na realidade, aquela imagem, que foi projetada pela CNN, foi uma montagem. A minha imagem foi gravada às 16h30 e a imagem do major, possivelmente dando água, foi às 15h58.”
CNN Brasil se manifesta
Em nota, a emissora repudiou veementemente as declarações do ex-ministro do GSI:
“A CNN repudia veementemente as insinuações do ex-ministro Gonçalves Dias feitas nesta quinta-feira (31) , em depoimento na CPMI do 8 de janeiro, de que teria distorcido as imagens da invasão ao Palácio do Planalto nos atos criminosos investigados pela comissão.
As imagens foram obtidas com exclusividade e a divulgação foi pautada por critérios exclusivamente jornalísticos e de interesse público, deixando clara a sequência cronológica dos fatos e sem nenhum tipo de adjetivação.
A CNN é a marca de maior credibilidade do jornalismo profissional no mundo e tem compromisso somente com os fatos.”
noticia por : R7.com