Cientistas da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, criaram um modelo de IA (inteligência artificial) de ponta capaz de determinar com precisão a idade de um indivíduo por meio de radiografias de tórax.
O trabalho, liderado pelo estudante de pós-graduação Yasuhito Mitsuyama e pelo médico Daiju Ueda, do Departamento de Radiologia Diagnóstica e Intervencionista, tem o potencial de revolucionar a detecção precoce de doenças e a intervenção médica.
O estudo envolveu 67.099 imagens de raio-x coletadas entre 2008 e 2021 de 36.051 participantes saudáveis.
Os resultados revelaram um coeficiente de correlação impressionante ao acertar a idade das pessoas em 95% das vezes, algo considerado muito preciso, já que acima de 90% é um patamar elevado de precisão, segundo cientistas.
Os pesquisadores analisaram também 34,1 mil radiografias torácicas de indivíduos doentes e notaram que quando a idade prevista pela IA era diferente da idade real, isso estava ligado a problemas de saúde como pressão alta e doença pulmonar.
Essa descoberta é importante porque pode ajudar a encontrar doenças cedo e melhorar o tratamento.
“Nossos resultados sugerem que a idade aparente baseada na radiografia de tórax pode refletir com precisão as condições de saúde além da idade cronológica. Nosso objetivo é desenvolver ainda mais essa pesquisa e aplicá-la para estimar a gravidade de doenças crônicas, prever a expectativa de vida e prever possíveis complicações cirúrgicas”, comentou Mitsuyama.
O estudo foi publicado na revista científica The Lancet Healthy Longevity na quarta-feira (16).
FONTE : R7.com