CUIABÁ

Mutirão Pai Presente: Cerimônia híbrida em Cáceres oficializa Edição 2023 em Mato Grosso

Hoje, dia 18 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Estagiário. E é em homenagem a esse grupo de jovens e dedicados colaboradores, que o Poder Judiciário de Mato Grosso reconhece o valor desses talentos, que desempenham papel vital na construção de espaços de trabalho cada vez mais eficientes, produtivos e colaborativos.

 

São eles a razão para iniciativas como o Programa Super Star_gio, desenvolvido pela Coordenadoria Judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com o objetivo de capacitar estagiários da área Jurídica, que terão a oportunidade de atuar dentro do Poder Judiciário, colocando em prática aprendizados específicos ligados à área. O caráter inovador do Super Star_gio garantiu uma vaga ao Poder Judiciário de Mato Grosso, que concorre este ano, a 20ª edição do Prêmio Innovare, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e parceiros.

 

“A presença do estagiário no sistema judiciário não é apenas benéfica, mas crucial para a operação eficiente e o aprimoramento contínuo do sistema. Através da sua energia, conhecimento e dedicação, os estagiários contribuem para a manutenção da justiça e a evolução constante do campo jurídico. O Poder Judiciário de Mato Grosso tem fomentado iniciativas em prol do estagiário, a exemplo do Programa Super Star_Gio da Coordenadoria Judiciária”, enfatizou a diretora-geral do Tribunal de Justiça, Euzeni Paiva de Paula.

 

Implantado em fevereiro deste ano, o programa reúne 40 estagiários da área de Direito, que cumprem dois anos de estágio em atividades que envolvem os 19 departamentos do Tribunal de Justiça. Além de acompanhar o andamento de processos, os estagiários participam de atividades ligadas à rotina de juízes e desembargadores, e têm a oportunidade de acompanhar debates sobre temas que envolvem o Poder Judiciário e casos de grande repercussão.

 

“O sistema judiciário é o alicerce da justiça em uma sociedade, garantindo que as leis sejam aplicadas de maneira justa e imparcial. Um componente muitas vezes subestimado, mas de extrema importância nesse sistema, é o papel desempenhado pelos estagiários. Esses jovens profissionais em formação não apenas contribuem para a eficiência operacional dos tribunais e escritórios jurídicos, mas também trazem uma perspectiva fresca e atualizada para um ambiente muitas vezes tradicional”, defendeu a coordenadora da Coordenadoria Judiciário, Rose Pincerato.

 

Mais Estágios – O leque de áreas abrangidas pelos estágios ofertados pelo Poder Judiciário é amplo, e incluem, alunos do ensino médio, e acadêmicos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Gestão Pública, Gestão de Pessoas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Secretariado Executivo, Serviço Social, Tecnologia da Informação, Tecnologia em Gestão de Eventos e Cerimonial.

 

A interação com colegas de trabalho de diferentes níveis de gestão, tem o potencial de trazer aos alunos o amadurecimento e a dimensão das responsabilidades que serão assumidas na vida profissional. Também é no estágio, que os alunos têm a oportunidade de aprender com os erros, e ali, começar a identificar suas competências e habilidades.

 

“É muito importante falar que é uma relação de ganho para ambas as partes. Ganha o Poder Judiciário por tê-los como ajudantes que são, onde muitos superam as expectativas e passam a integrar os quadros do Judiciário, como uma primeira experiência profissional. E continua ganhando o Judiciário, quando tem a oportunidade de contribuir com a formação de profissionais não apenas da área de direito, e nós como gestores, temos a responsabilidade de dar o bom exemplo, de ensinar, de explicar, e de mostrar como acontece a rotina dentro do Judiciário. E toda vez que nós ensinamos aquilo que sabemos, nós também aprendemos. O aprendizado é sempre uma via de mão dupla, onde todos ganham. E nesse processo, ganha também a sociedade, que receberá profissionais preparados para o futuro e trabalhadores da justiça aptos a prestar seu trabalho com retidão e ética”, refletiu Karine Giacomelli, coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça.

 

De janeiro a agosto deste ano, 2.145 estudantes já foram atendidos pelos programas de estágio ofertados pelo Tribunal de Justiça. Os processos seletivos são realizados por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realizados de forma virtual, e supervisionados pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP).

 

#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Grupo de estudantes posam para foto em comemoração do Dia do Estagiário. Na margem inferior da foto, a coordenadora da Coordenadoria Judiciária Rose Pincerato se agrupa junto aos estagiários.

 

Naiara Martins

Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

FONTE : MatoGrossoNews

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 185 Hoje: 6 Total: 7408997

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.