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Obras do BRT têm causado congestionamentos em VG
DO REPÓRTERMT
As obras do BRT (Bus Rapid Transit) em Várzea Grande avançam a partir desta quarta-feira (16) no trecho que compreende a Avenida da FEB até o Aeroporto Marechal Rondon, o que exigirá dos motoristas a utilização de vias alternativas para evitar congestionamentos.
Como rotas alternativas para a atual fase de obras, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana recomenda a utilização da Avenida Couto Magalhães como uma via mais rápida para chegar aos destinos desejados. Outra alternativa é pegar a Rua Santos Dumont e a Rua Cel. Gonçalo de Figueiredo para quem está vindo de Cuiabá em direção ao Aeroporto.
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Nesta quinta fase, que abrange o trecho do Zero KM até o aeroporto, houve ampliação das baias de ônibus e melhorias na pista da Avenida da FEB. Além disso, a Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo de Várzea Grande realizou a revitalização das ruas de acesso que servirão como rotas alternativas, oferecendo opções adicionais aos motoristas.
É importante ressaltar que os semáforos da Avenida João Ponce de Arruda não serão desativados, visando garantir a passagem segura de pedestres. O Secretário Adjunto da Secretaria de Infraestrutura, Isaac Nascimento, mencionou a importância da colaboração entre as equipes técnicas e de fiscalização do município e do estado durante todas as fases da obra do BRT.
“Diante dessas mudanças, os motoristas são aconselhados a planejar suas rotas com antecedência, evitando os horários de pico sempre que possível e explorando as rotas alternativas’, pontua Cidomar, ressaltando que as obras apesar do transtorno estão sendo concebidas para garantir um trânsito melhor, mais eficiente e econômico para a cidade e para sua população.
As obras de implantação do BRT começaram no dia 21 de abril. Conforme o cronograma da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), a previsão é que o projeto em Várzea Grande seja concluído no primeiro semestre de 2024. Ainda não há previsão de datas do início das obras em Cuiabá e quando o modal começará a funcionar.
O BRT que vai percorrer Cuiabá e Várzea Grande substitui o VLT que foi projetado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A obra anterior que custou R$ 1,477 bilhão aos cofres públicos foi marcada pela corrupção e entraves judiciais.
FONTE : ReporterMT