Os riscos de golpes envolvendo compras online representam uma preocupação constante para os consumidores. Golpistas utilizam táticas cada vez mais sofisticadas ao se passarem por empresas legítimas para enganar os compradores e roubar seus dados.
Uma ameaça que tem chamado muita atenção é a fraude da falsa venda de um iPhone. No esquema, os golpistas entram em contato com os clientes por telefone, alegando ser representantes da Amazon.
Eles informam sobre supostas cobranças suspeitas na conta do usuário. Dentre os vários itens, destaca-se a menção específica ao iPhone, que é um produto frequentemente comprado pelos consumidores.
O golpista então oferece ajuda para proteger a conta. No entanto, na verdade, está interessado em obter informações pessoais da vítima, como dados do cartão de crédito ou até mesmo acesso remoto ao computador do usuário.
Além de tentar obter informações de cartões de crédito, alguns criminosos também solicitam pagamentos por meio de cartões-presente da Amazon.
Foto: Kaique Rocha/Pexels
Para evitar ser alvo dessa fraude, é fundamental ter cautela ao receber ligações telefônicas suspeitas. A própria Amazon alerta que nunca solicita informações pessoais por telefone ou oferece reembolsos inesperados.
A empresa contata os clientes, preferencialmente, por e-mail. Caso o contato seja feito por telefone, pode ser um indício de fraude.
É importante ressaltar que esses golpes não afetam apenas os clientes da Amazon. Outras empresas também têm seus nomes utilizados pelos golpistas para ganhar a confiança das vítimas.
A fraude do impostor da Amazon foi inicialmente reportada pela organização sem fins lucrativos Better Business Bureau em fevereiro de 2021. No entanto, de acordo com um relatório da ABC Action News, o esquema ainda representa um risco constante para os consumidores.
Dicas para não cair neste golpe
Para evitar cair neste golpe, a empresa aconselha os clientes a não comprarem itens de vendedores que os redirecionem para fora do site oficial da companhia. Todas as transações e comunicações devem ser realizadas exclusivamente pelo aplicativo ou site da marca.
É importante também não transferir dinheiro para um vendedor que prometa garantir a transação ou oferecer reembolsos. Outra orientação valiosa é que a Amazon nunca realiza ligações para os clientes solicitando pagamentos relacionados a prêmios, sorteios ou empréstimos garantidos por cartões de crédito.
Além disso, é essencial desconfiar de e-mails que solicitam senhas ou qualquer informação relacionada a pagamentos. Manter-se informado e atento é a melhor maneira de se proteger dessas táticas enganosas que buscam tirar vantagem dos consumidores.
noticia por : R7.com