Nos serviços de saúde, os riscos são de diversas naturezas, somam-se e são crescentes; principalmente em decorrência do desenvolvimento científico e tecnológico que produz novos produtos e em função da densidade tecnológica do serviço. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas), realizou um importante treinamento para as equipes da Vigilância sanitária, para inspeção e monitoramento dos estabelecimentos de interesse da Saúde, no processo de descentralização.
O treinamento foi ministrado pela equipe do Escritório Regional de Saúde de Sinop, no período vespertino, na quinta-feira (10), com a participação de dois fiscais e três administrativos.
Durante a capacitação os servidores do setor administrativo receberam as mais recentes informações sobre a atualização do sistema de Vigilância Sanitária (SVS), enquanto que os fiscais aprimoraram seus conhecimentos sobre balanço de medicamentos psicoativos e outros sujeitos a controle especial (BMPO).
A Vigilância Sanitária desempenha um papel relevante na prevenção de doenças e promoção da segurança e da qualidade dos produtos e serviços utilizados, diariamente, pela população. Atuando com responsabilidade, a Vigilância Municipal, orienta e regulamenta as questões mais complexas sobre a produção, a distribuição e a comercialização de alimentos, medicamentos e cosméticos, além da prestação de serviços de saúde e de interesse da saúde.
O coordenador do departamento de Vigilância Sanitária, Samuel dos Santos Silva disse que essas capacitações fazem parte da rotina do departamento e são de fundamental importância, principalmente, nesse processo de descentralização das ações das atividades de alto risco sanitário do Estado para o Município de Sorriso.
FONTE : MatoGrossoNews