O fascínio humano pelas maravilhas do Universo visíveis no céu noturno nos acompanha desde os primórdios da sociedade. Afinal, os espetáculos cósmicos são verdadeiramente impressionantes quando estão ao alcance dos olhos, especialmente por se tratarem de fenômenos raros ou, no mínimo, incomuns.
Dentre os incríveis eventos de noites claras, estão as chuvas de meteoros, popularmente conhecidas como estrelas cadentes. A recorrência desse fenômeno desperta grande interesse na comunidade científica e astronômica, sendo tão famoso que até mesmo observadores iniciantes são atraídos.
No entanto, informações precisas sobre como observar esse evento são um tanto escassas. Como resultado, muitos desses iniciantes acabam perdendo a oportunidade de maravilhar-se com a chuva de meteoros. Portanto, é importante seguir algumas dicas para não perdê-las.
Saiba como assistir à maior chuva de meteoros do ano
Foto: Nazarii Neshcherenskyi/iStock/Reprodução
A chuva de meteoros Perseidas ocorre pelo menos uma vez por ano e chama a atenção de um público interessado em astronomia.
Neste ano, 2023, o fenômeno presenteará os sortudos com uma linda imagem do céu noturno, com luzes rápidas e incríveis que atravessarão a atmosfera terrestre, trazendo um verdadeiro espetáculo.
Saiba a seguir como não perder o evento: listamos algumas dicas exclusivas e os principais erros cometidos pelos novatos em observação astronômica.
1. Tenha expectativas realistas
Muitas pessoas são atraídas por essas aparições devido à expectativa criada pela divulgação midiática, na qual, geralmente, é mencionada a possibilidade de avistar centenas de estrelas cadentes no céu. No entanto, a realidade nem sempre corresponde a essa expectativa.
Na verdade, somente algumas dezenas de meteoros são visíveis enquanto atravessam a atmosfera. Isso ocorre em áreas com um céu claro e sem poluição luminosa. Portanto, não crie expectativas excessivas para evitar decepções, visto que o evento ainda é espetacular de qualquer maneira.
2. Procure locais menos populares
Grande parte dos observadores sente desconforto quando a tão esperada noite chega. Isso acontece devido à alta concentração de pessoas em certas áreas urbanas, como parques e sítios. Portanto, para vivenciar uma experiência mais relaxante e íntima, tente se afastar dos grandes centros.
3. Locais de escuridão total são ideais
Infelizmente, até mesmo cidades pequenas possuem poluição luminosa capaz de ofuscar as estrelas no céu noturno, quanto mais um meteoro. Pensando nisso, procure por um local afastado, onde a escuridão seja total, para aumentar ainda mais suas chances de avistar as Perseidas.
4. Uso de lentes ampliadoras
Muitas pessoas acreditam que usar telescópios e binóculos pode ajudar na observação. A verdade, porém, é que isso pode atrapalhar completamente sua experiência.
Além de procurar o local ideal, o melhor a fazer é ter uma visão ampla do céu. Não há um local específico para a chuva de meteoros aparecer, já que ela pode ocorrer à sua esquerda ou direita. Portanto, mantenha o maior campo de visão possível.
5. Tente ficar confortável
Um dos principais motivos para desistir de observar o fenômeno é que as pessoas sentem dores no pescoço ao ficarem olhando para cima. No entanto, o ideal é se sentar em uma cadeira, preferencialmente reclinável, e apenas aguardar pelo espetáculo
6. Achar que estrelas cadentes são lentas
Outro erro comum é esperar que as estrelas cadentes passem com tempo de sobra para visualização. Apesar disso, a entrada dos meteoritos na atmosfera é rápida e pode durar uma fração de segundos, permaneça atento (a).
7. Perder a data e hora da melhor noite de observação
Muitos acreditam que o espetáculo se inicia após o pôr do Sol ou em qualquer data, o que não é uma realidade. As noites de pico do Perseidas ocorrerão entre 12 e 13 de agosto, embora estejamos passando por seu rastro desde 14 de julho. Além do mais, o melhor horário de visualização ocorre entre 22h da noite e 4h da manhã. Tenha paciência!
8. O café será seu companheiro fiel
Para não perder o show de luzes, que ocorre durante a madrugada, é melhor se manter acordado(a). Portanto, prepare sua térmica de café e tente não dormir cedo, pois não é sempre que podemos prestigiá-lo.
9. Aproveite, não fotografe
Achar que pode tirar uma foto incrível das estrelas cadentes é muito comum para os mais iniciantes. No entanto, além de perder a amplitude do seu campo de visão, você pode se frustrar em não conseguir bater uma boa foto.
10. Largue o celular
Embora pareça quase impossível na era digital, os smartphones podem atrapalhar completamente a experiência de ver o Perseidas. Isso ocorre porque o brilho do dispositivo pode afetar a adaptação dos olhos à escuridão, que geralmente acontece após cerca de trinta minutos sem distrações luminosas.
Gostou das dicas? Tente segui-las à risca para não perder esse espetáculo cósmico que os astrônomos tanto apreciam.
noticia por : R7.com